Uma Lição a Teodoro
Os ensaios de “Uma Lição a Teodoro” começaram no final de 2019 e foram atrasados por conta da pandemia da Covid-19, que afeta o mundo desde 2020.
O texto é baseado na comédia “O Tipo Brasileiro”, de Joaquim José da França Jr., cuja primeira edição foi lançada em 1882, no Século XIX, poucos anos antes do falecimento de seu autor, e que se mantém bastante atual.
Teodoro é um senhor brasileiro de classe média, que tem algumas posses e, por isso, acredita pertencer à elite. Ele é pai de Henriqueta, menina criada com mimos e que, desde sempre, foi preparada para se casar com algum estrangeiro, pois, seu progenitor julga que os compatriotas são acomodados demais e não têm as condições ideais para um futuro promissor.
Ciente disso tudo, o inglês de meia idade, John Read, decide cortejar a garota - o que é aprovado imediatamente por Teodoro, mesmo com a filha não mostrando entusiasmo (é que ela, na realidade, tem suas preferências por Henrique que, para contragosto de seu pai, é jovem como ela, representa excelentemente o ‘produto nacional’ e haverá de achar algum modo de lhe ensinar isso, hora mais, hora menos).